Essência do Colégio

O Colégio Externato Imaculada Conceição oferece aos seus alunos uma formação completa de acordo com os princípios a seguir resumidos, num clima de liberdade e responsabilidade pessoal.

Uma escola aberta

O Colégio Imaculada Conceição está aberto a todos os que procuram o tipo de ensino que oferece, sem qualquer discriminação por motivos ideológicos, religiosos, sociais, económicos, etc.

Escola e família juntas

A educação é uma responsabilidade e um direito inalienável dos pais, com quem o Colégio Imaculada Conceição colabora, sem os substituir, na educação dos filhos. Os pais dos alunos aceitam livremente a essência da escola quando se candidatam a uma vaga para os seus filhos.
Para que a ação educativa seja eficaz, é importante que exista uma harmonia entre a educação que os alunos recebem das suas famílias e aquela que é ensinada na escola. Assim, é incentivada uma estreita colaboração com os pais dos alunos, ajudando-os a desempenhar melhor o seu trabalho como primeiros educadores dos seus filhos.
Os diferentes níveis e ciclos de ensino contam com o nível de desenvolvimento e conteúdos académicos exigidos pela legislação em vigor, e são complementados pelas atividades que consideramos adequadas para assegurar uma formação completa, que aborde os aspetos humanos, espirituais, cívicos, artísticos, sociais, desportivos, etc.

Fé cristã

O Colégio Imaculada Conceição, pelo espírito que o anima, e sempre com o maior respeito pela liberdade de cada um, promove entre os membros da comunidade educativa uma formação inspirada nos princípios da fé cristã, de acordo com os ensinamentos da Igreja Católica.

Formamos as pessoas uma a uma

O Colégio Imaculada Conceição oferece uma educação personalizada a todos os alunos, para que cada um alcance ou desenvolva ao máximo as suas aptidões, construa os seus próprios critérios e seja capaz de tomar as suas decisões de forma livre e responsável. Todos os alunos recebem aconselhamento individual de um tutor pessoal, que também realiza entrevistas regulares com os pais para definirem juntos os objetivos educativos. Pretende-se que cada aluno, com a ajuda dos pais e professores, defina e desenvolva o seu próprio projeto de aperfeiçoamento pessoal. O tutor ajuda cada aluno a conhecer-se, a fazer uso da sua liberdade e a esforçar-se para melhorar o seu desempenho académico e a sua vida escolar e familiar.
Enquanto Diretor do Colégio e responsável pelo desenvolvimento e organização das atividades de ensino e formação, devo zelar para que toda a comunidade educativa contribua para o desenvolvimento do projeto educativo que, nas suas linhas gerais, escolheram livremente.

Trabalho em equipa

A missão educativa e pedagógica dos professores é desempenhada de acordo com os princípios que inspiram o trabalho educativo do Colégio Imaculada Conceição, bem como com a organização académica e escolar estabelecida pela Direção do Colégio.
O Colégio Imaculada Conceição organiza os cursos e atividades apropriados para a formação contínua dos professores e demais funcionários da escola.
O trabalho do pessoal não docente é um complemento importante para o bom funcionamento da escola. Por isso, também eles se comprometem, de forma voluntária e responsável, a colaborar com os princípios que inspiram a essência do Colégio.