Pedir informação

Atividades extraescolares

Ballet clássico

O Ballet é um estilo de dança originário das cortes da Itália Renascentista, tendo-se desenvolvido posteriormente em Inglaterra, em França e na Rússia.

É um tipo de dança com uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio, num estilo equilibrado que incorpora técnicas fundamentais para muitos outros.

Os seus princípios básicos são a postura correta das costas, o uso de endehors (rotação externa dos membros inferiores), os movimentos circulares dos membros superiores, a verticalidade corporal, a disciplina, a leveza, a harmonia e a simetria.

No desenvolvimento das crianças, a prática do Ballet traz contributos e benefícios importantes: autodisciplina, postura e flexibilidade, fortalecimento e memória muscular, consciência corporal e rítmica, concentração, além do desenvolvimento das competências sociais e relacionais.

QUARTAPré-escolar – das 16h30 às 17h10 e 1.º/2.º ciclos – das 17h10 às 18h00

Ginástica formativa

A Ginástica Formativa compreende distintas matérias de aprendizagem, como a Ginástica Artística, a Ginástica Acrobática, a Ginástica Rítmica, os Trampolins e os Saltos à Corda.

É uma atividade que permite desenvolver a psicomotricidade das crianças, além de apresentar um potencial relevante para a formação física, moral e pedagógica.

Paralelamente aos benefícios para a saúde, tem um impacto considerável no desenvolvimento da personalidade e da autoestima, fomentando ainda a disciplina, a concentração a superação, a interajuda e o trabalho em equipa.

Possibilita também a melhoria, de forma equilibrada, de certas capacidades físicas e motoras, como a coordenação, o ritmo, o equilíbrio, a flexibilidade, a força, a velocidade e a resistência.

TERÇAPré-escolar – das 16h30 às 17h00, 1.º ciclo – das 17h05 às 17h55 e 2.º ciclo – das 18h00 às 18h50

Karaté

O Karaté é uma Arte Marcial japonesa, oriunda da ilha de Okinawa, que se ocidentalizou na última metade do século XX, estando hoje amplamente difundida pelo mundo.

Esta modalidade apresenta vários estilos com características distintas, sendo praticado no Colégio o Goju-Ryu, caracterizado pelo seu forte potencial para a formação das crianças a nível do corpo, da mente e do espírito.

O treino do Karaté proporciona o desenvolvimento de habilidades físicas – força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação -, de competências cognitivas – perceção do espaço, espírito de liderança, gestão emocional e de conflitos, autoestima -, de competências sociais – responsabilidade, honestidade, respeito pelos outros, trabalho em equipa – e do espírito – força de carácter, perseverança, resistência psicológica/física, espírito de sacrifício e resiliência.

SEGUNDAPré-escolar, 1.º e 2.º ciclos – das 16h45 às 17h45

Patinagem

A Patinagem é uma atividade cuja prática permite às crianças fortalecer as suas capacidades motoras, através de exercícios como o deslize, as mudanças de direção e sentido, a deslocação de costas ou a travagem.

Desta forma, desenvolvem o equilíbrio, a coordenação, o ritmo, a força e a resistência.

Além disso, por se realizar num ambiente lúdico de convivência, potencia a melhoria das competências psicossociais, como a coragem, a autonomia, acooperação e a responsabilidade.

QUARTAPré-escolar – das 16h30 às 17h15, 1.º ciclo – das 17h30 às 18h15 e 2.º ciclo – das 18h30 às 19h00

O que nos distingue no Colégio Externato Imaculada Conceição?

Somos um colégio que pertence à Rede Educativa Arenales. Almejamos a excelência académica, mas também a excelência humana, porque uma boa pessoa tende a ser um bom profissional. É por isso que o respeito pelos outros, por si mesmo, o trabalho bem feito são valores humanos e cristãos que incutimos nos nossos alunos em estreita articulação com os seus pais. Temos o objetivo ambicioso de servir a sociedade, as famílias e os alunos.

Quais as vantagens de pertencer à Rede Educacional Arenales?

O Colégio Externato Imaculada Conceição é uma escola da Rede Educativa Arenales. Atualmente, a Rede é composta por mais de 28 centros educativos distribuídos por todo o mundo. Todos eles seguem um modelo de competências e valores chamado IAM (Inovação, Autonomia, Mentoria), além de integrarem o código de boas práticas, o regulamento interno e o plano de igualdade – todos eles documentos que têm por base anos de experiência e que procuram garantir a justiça, a inclusão e a igualdade.

O que é o modelo IAM?

O IAM é um programa de transformação através do qual procuramos ser centros educativos de ponta no século XXI. Este programa divide-se em três eixos principais: Inovação: queremos ser uma organização aberta em permanente comunicação com o mundo em que vivemos; Autonomia: ajudamos todos os nossos alunos a assumirem o controlo das suas vidas e a serem pessoas autónomas; Mentoria: cada um é protagonista da sua própria educação e, ao mesmo tempo, colabora com a dos outros.

Como é aplicado o modelo IAM no Colégio Externato Imaculada Conceição?

Innovación:Inovação: Com recurso ao iPad, integramos a tecnologia na educação, bem como através de um programa de desenvolvimento de plano curricular digital “Mobile Learning” em todas as etapas. Autonomia: Promovemos o ensino das soft skills: desenvolvimento da oratória, capacidade de liderança, desenvolvimento do pensamento emocional e do pensamento criativo, primeiros socorros, etc. Mentoria: Através da tutoria individual entre o professor e o aluno, para o ajudar a conhecer-se melhor, a desenvolver competências sociais, a aproveitar os seus talentos, a construir a sua autoestima e a ser autónomo e feliz.

Pedir informação

Estamos de portas abertas para si: queremos conhecê-lo, mostrar-lhe as nossas instalações e o nosso projeto educativo. Para isso, preencha o formulário e marque uma visita ou pergunte-nos o que quiser.